A importância do Lar, na educação moral

 

É, no lar que os Espíritos se reencontram, sob o mesmo teto, na condição de pais, filhos e irmãos; nesse ambiente, são oferecidas as oportunidades de novo aprendizado moral, possibilitando aos reencarnados exercitarem-se no campo afetivo, desenvolvendo

a fraternidade, a solidariedade, enfim, os sentimentos derivados do amor.

 

Assim, a função educadora e regeneradora da família é extremamente delicada e importante, quando se atribui à reencarnação a oportunidade de ascensão na escala evolutiva, através de novas experiências, no campo intelectual e moral.

 

Coerente com essa visão, afirma Emmanuel:* “A melhor escola, ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter”.

 

Emmanuel

 

*Psicografia de Francisco C. Xavier, O Consolador, questão 110, FEB.

1.         ABERTURA (FEITA PELO RESPONSÁVEL)

Preparação do ambiente:

- Ler um texto do Evangelho Segundo Espiritismo, ou de qualquer livro de mensagem, (por exemplo: Fonte Viva, Vinha de Luz, Pão Nosso, Um Minuto com Jesus, Otimismo Todo Dia) aberto ao acaso ou em seqüência (uma lição por semana);

- Pedir para um dos familiares fazer uma prece de abertura;

Exemplo: agradecer a presença de Jesus, dos benfeitores espirituais, dos familiares já desencarnados, pedir a proteção e o amparo de Deus no Evangelho, para que este possa ser do proveito de todos.

 

2.         EVANGELHO

- Pedir a um dos familiares, de preferência em rodízio, para que abra o Evangelho ou livro de mensagem ao acaso e leia um trecho ou uma mensagem;

- Cada um dos participantes deve comentar brevemente o que entendeu do trecho lido e como aplicá-lo no dia-a-dia, sem causar polêmicas.

 

3.         VIBRAÇÕES

- Fazer as vibrações de preferência em rodízio, cada um indicando, segundo sua inspiração, o lugar ou pessoa a ser beneficiada;

 

Lembrar que quando vibramos, por exemplo: “Paz para o mundo”, não devemos mentalizar os lugares em guerra e, sim, o mundo em luz e as pessoas em paz.

 

- Vibrar sentimentos de saúde, alegria, paz, pelos: hospitais, amigos, velhice desamparada, crianças, doentes, encarcerados, nossos desafetos, parentes, oficinas de trabalho, etc.

 

4.         ENCERRAMENTO

- Agradecer pela assistência espiritual recebida durante a reunião;

- Fazer uma prece, podendo ser qualquer oração, desde que feita com o coração.

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now